sexta-feira, 20 de maio de 2011

OS 5 MANDAMENTOS DA PELE BONITA

     Não é de hoje que as mulheres cuidam da pele para conservar a beleza. A minha avó usava máscara de beterraba crua. Não sei se funcionava, mas que era muito engraçado chegar na casa dela e ver aquele rosto cheio de beterreba ....

       O rosto e o pescoço são os maiores alvos de preocupação das mulheres, cuja pele em geral tende a envelhecer mais rapidamente, por ser mais fina. Com o tempo, acontece uma atrofia da derme, a camada mais profunda da pele, em função de alterações nas fibras do colágeno e na elastina, substância responsável pela saúde das fibras que garantem a elasticidade da pele. A microcirculação sangüínea também tende a diminuir e o tecido passa a não receber tantos nutrientes. A conseqüência são as rugas.
 

       Mas não é só isso, para piorar a partir dos 30 anos, as células que colorem a superfície da pele, chamadas de melanócitos, diminuem de 10 a 20% a cada década. Com isso, os  melanócitos que ficam se coram mais. Os raios solares nocivos aumentam o número dessas células de maneira errada, causando as manchas senis, outro sinal do envelhecimento cutâneo. Felizmente, temos hoje um grande número de produtos que podem atenuar os efeitos do tempo sobre a pele, organizando o colágeno e ativando a circulação local.  

Os 5 mandamentos da pele bonita, segundo especialista  são :

1º - Limpe sempre o rosto mesmo se você não usa maquiagem.
 
É importante eliminar as células mortas acumuladas, a sudorese e as secreções naturais da pele. A exposição à fumaça das ruas e a outros agentes poluentes são outras causas que justificam uma limpeza muito bem feita. É indicado fazer duas vezes ao dia, ao acordar e ao dormir. Sem resíduos, a pele respirará melhor durante a noite. 

Para as peles normais ou secas, o melhor é usar emulsões cremosas. Para as peles oleosas ou mistas, o melhor é usar sabonetes líquidos, géis, emulsões ou soluções de limpeza não oleosas.


 
2º - Descubra a esfoliação para retirar a camada superficial da pele e acelerar a renovação celular.