domingo, 24 de abril de 2011

GERENCIANDO O TEMPO

        Com tantas tarefas, como podemos gerenciar melhor o nosso tempo ? Como podemos equilibrar carreira,família, saúde, lazer, estudos ... Comecei a pensar sobre o tempo quando li a seguinte reflexão do Dr. Mike Murdock: 
"O Segredo do seu futuro está escondido em sua rotina diária"   (http://www.mikemurdock.com/ )
    O que eu quero para o meu futuro?    Se quero que os meus filhos tenham um bom comportamento, tenho que ensiná-los todos os dias. Se eu quero alavancar minha carreira, tenho que estar atenta ao mercado todos os dias. Se eu quero ter uma velhice saudável, tenho que me cuidar todos os dias !

     Você já falou algumas das frases: 
- “Gostaria de que meu dia tivesse mais do que 24h!”
- “Não tenho tempo para minha família!
- "Praticar uma atividade física, nem pensar!”
- “Estou atrasada"
- “Não vejo a hora de tirar férias, quero muito descansar, dormir, dormir e dormir!”
  
        Eu já falei muitas dessas frases,  é várias vezes...     Este é um sinal  de que não estamos usando o Tempo, o mais escasso e limitado recurso que possuímos, como instrumento para melhoria da nossa qualidade de vida. É a causa  pode ser: desorganização, falta de foco, falta de planejamento, procrastinação, não saber delegar, não ter um plano/método para gerenciar o tempo. 
"Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos!”. Albert Einstein, físico alemão (1879-1955)
         Selecionei algumas dicas, de várias fontes, sobre gerenciar melhor o tempo. 
  • Tenha uma lista de "Faça". Escreva aquilo que tem que fazer, então decida o que fazer naquele momento, o que agendar para mais tarde, o que pedir para alguém fazer e o que adiar para mais tarde.
  • Faça um planejamento diário/semanal. Anote em caderno ou quadro, por ordem cronológica, compromissos, aulas e reuniões. Sempre saiba de ante-mão o que tem para fazer naquele dia; sempre vá para a cama, sabendo que você está preparado para o dia seguinte. 
  • Faça um planejamento de longo prazo. Use um quadro mensal para que você sempre possa planejar de ante-mão. Planejamentos de longo prazo também servem para lembrá -la de planejar seu tempo livre construtivamente.
  • Revise os últimos três meses de seu calendário e identifique seus três maiores desperdícios de tempo, reduza-os em pelo menos 50%. 
  • Antes de fazer uma ligação, faça uma lista dos pontos a serem tratados
  • Crie deadlines para você mesmo; use as horas em que você é mais produtivo para as tarefas mais pesadas – se você é produtivo durante as manhãs, não desperdice com prioridades secundárias.
  • Prioridades: planejar suas prioridades semanais pois desta forma você foca no importante (resultado), ao passo que quando você foca apenas na sua lista de tarefas diárias seu foco é no urgente (tarefas). Lembre-se que para coisas urgentes você reage enquanto para coisas importantes você age.
  • Planejamento, ação e controle: focar em concretizar as tarefas de acordo com seu planejamento, delegando, dizendo não quando for preciso.
  • Automotivação: desenvolver energia, força e auto-disciplina. Lembre-se constantemente da contribuição de cada tarefa para seus objetivos. 
Pense antes de fazer, planeje seu trabalho, organize-se, e só então faça”. Frederick Taylor, engenheiro norte americano (1856-1915)
      E você como administra o seu tempo ? Quais ferramentas/métodos utiliza ?

Um comentário:

  1. Adorei o texto o mais engraçado que estava estes dias com as palavras do tal do Murdock na cabeça. Tempo é dinheiro já dizem os ditados populares!

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